*MUITOGROSSOpoucofinoANTITUDOcontranada* Um blogue de criticas existenciais e existêncialistas..., e outras coisas mais, que podem cheirar muito mal, e saber bem pior!

Publicação em destaque

Não USURPEM os Nossos Direitos

14 fevereiro 2006

ERA UMA VEZ ANGOLA




http://www.eraumavezangola.com/

1 comentário:

Anónimo disse...

02/02/2006 18.25.21



Cunene a braços com a seca: o bispo da diocese angolana de Ondjiva lança apelo para salvar milhares de pessoas








O bispo da diocese angolana de Ondjiva, D. Fernando Guimarães Kevano, lançou um apelo ás pessoas de boa vontade e organismos afins para salvar a vida de milhares de pessoas no Cunene.
O Prelado descreve a situação como sendo “catastrófica”. Os frutos silvestres têm sido a solução para muitas pessoas, na luta pela sobrevivência.
D.Kevano fez saber ainda que as ajudas que recebiam da CARITAS germânicas e da Finlândia durante o conflito armado deixaram de existir de algum tempo para cá, por isso a «igreja está de mãos atadas e as populações entregues à sua sorte», referiu.
O pastor da diocese de Ondjiva, lamenta o facto de neste momento haver muita gente que está a alimentar-se de frutos silvestres, um problema que ele chamou de «muito cruciante e penalisante».
Seca na Região
A seca tem sido uma dor de cabeça, segundo o prelado. Há quatro anos que não chove de modos a facilitar o cultivo. Neste ano choveu uma vez, disse, mas muito tardiamente. Em 2005, houve pouca colheita uma situação que segundo o bispo aumenta a preocupação da igreja. D.Fernando Kevano, disse que a fome não está só nas regiões do interior, mesmo dentro da cidade também há pessoas a sofrer de carência alimentar. Situação dos refugiados angolanos na Namibia
Para os recém chegados ao país vindos da República vizinha da Namíbia, esclarece Dom Kevano, têm dificuldades em chegarem às suas zonas de origem devido as minas. «Em alguns casos os missionários que vão levar ajuda às populações são obrigados andar a pé, porque as estradas não oferecem condições de circulabilidade». Além das minas, há também o problema da areia, segundo o Prelado.
A cronica de Mauricio Camuto da Rádio Ecclesia.