USOS E COSTUMES
CHEQUES CARECAS
*MUITOGROSSOpoucofinoANTITUDOcontranada* Um blogue de criticas existenciais e existêncialistas..., e outras coisas mais, que podem cheirar muito mal, e saber bem pior!
*MUITOGROSSOpoucofinoANTITUDOcontranada* Um blogue de criticas existenciais e existêncialistas..., e outras coisas mais, que podem cheirar muito mal, e saber bem pior!
Autoconstrução - Art.º 65º -DIREITO À HABITAÇÃO
A Autoconstrução é um direito, liberdade e garantia que assenta nos primórdios do Ser Humano… O homem Pré-histórico, procurou refúgio, abrigo dos animais e intempéries…Tão depressa se acomodou nas cavernas como começou ele próprio a construir os seus refúgios e abrigos… E assim foi auto construindo a sua casa e a dos seus ao longo de toda a História e mesmo já na Pré-História…Ninguém lhe deu licença inicial ou fabricou projeto e condicionantes urbanísticas e outras… assim nasceram cidades, culturas, civilizações e muito mais … Hoje em dia , surgem Favelas, Musseques, Bairros de Lata e outras Urbanizações ditas de “génese ilegal”, porque uma série de outros interesses económicos e políticos. Se sobrepões ao elementar direito à habitação… Basta olhar as modificações que sofreu o Artº 65º da Constituição desde a Constituição Original de 1976 até à sétima revisão da constituição ocorrida em 2004…
No inicio, a Constituição de 2 Abril de 1976 , dizia no seu nº 2 b) do artº 65: “ Para assegurar o direito à habitação, Incumbe ao Estado: - …//…” fomentar a autoconstrução e a criação de cooperativas de habitação…
Paradoxalmente, ou talvez não, já na Primeira Revisão-1982 , salvo erro ao tempo da AD , aquela alínea mantem-se inalterada…e o “ FOMENTO DA AUTOCONSTRUÇÃO “ mantem-se até à revisão de 1989…Sendo ai estripada a sangrar da Constituição da República Portuguesa…
Se não nos falha a memória é por essa altura que floresce o conceito de HABITAÇÃO SOCIAL…É por essa altura que os emigrantes das Franças e Alemanhas já mandaram edificar as suas sonhadas casas Tipo Maison ou Chalé Suisso…E a Construção Civil necessita de um novo impulso para contrariar as falências das tão famosas “Sociedades de Construções”.. E é por essa altura que particulares e autarquias empenham as suas fazendas e salários a entidades bancárias para terem direito a uma casa própria…
No entretanto há um sector cooperativo habitacional que floresce aqui e acolá mas declina e soçobra mais além…Politicamente o regime no poder social democrata não olha com bons olhos o sector da habitação enquanto cooperativo, pois este contende e concorre com outro interesse económico das empresas de obras publicas e particulares…Cooperativas sim mas no ensino privado e universitário…cooperativas sim mas no sector agrícola, financeiro e lacticínios…De repente , os particulares estão insolventes, não conseguem pagar o empréstimo habitacional, nem os agricultores conseguem medrar e são obrigados a entregar os solos aráveis aos bancos, nem os estudantes universitários conseguem usar e valorar os cursos que tiraram nessas cooperativas de ensino…etc.…etc.…
E tudo isto porquê ? Porque se retirou a cada um e a cada qual o sonho base de cada ser humano…O Direito de poder fazer e ter uma “palhota” só sua e edificada a seu “gosto”… O tal DIREITO À AUTOCONTRUÇÃO… o direito a construir bem, barato, bom e com gosto pessoal, sem tempo limite, como é necessário em qualquer obra de arte que nasce do génio e da vontade de cada um…
Renato Gomes Pereira – Janeiro de 2014
A FLOR DO LIXO
Não há nada mais impressionante e rico do que uma lixeira bem gorda. Daquelas onde proliferam as larvas, onde as moscas são mais luzidias,freneticamente bailando em Versailianos Salões, como são dos gatos mortos as amarelo-pálido-sangrentas tripas esventradas, em socalcos dispostas, decompostas…Óh ! Êxtase… E ver o fumo negro espesso mais o lume das garrafas de plástico ardendo vermelhas, e o cheiro, Óh sim,o cheiro…Como penetra nas narinas…que estrondosa sensação!Mas do que se gosta, do que um homem pode gostar a sério é de revolver os contentores do lixo,virar tudo de cangalhas,sentir cheiros diferentes,inebriantes, procurando incessante e sofregamente a tão almejada flor-do-lixo.
In “SEMENTE DA DESTRUIÇÃO” – Renato Gomes Pereira –20 Outubro 1982
“Desatino” (I)
poema XC 21.07.1981 Renato Pereira
Pelo Túnel da Desgraça caminho há longas noites
negras…
Vou alienado seguindo o quê?
A Fama ?
A Lua ?
O Sonho?
A Morte ?
Que fazer neste emaranhado confuso
de confusões
negras,
invisíveis,
entorpecentes ?
FÉ , ESPERANÇA E CARIDADE
A Fé ---Ter fé é a primeira obrigação do Crente…
Quem “desconhece” não pode ter fé….
Quem “tem dúvida” não acredita…
O “incrédulo” despreza a Fé, ou recusa acreditar…
O “herege” renega a Fé depois de a ter aceitado…
A Esperança--- Amar e agir de acordo com os Mandamentos.
O “desesperado” deixa de confiar…
O “presunçoso” acha que não precisa de Deus, ou que
Deus lhe satisfaz todas as suas vontades e satisfações…
A Caridade --- Amar a Deus… (ama ao Próximo…)
O “indiferente” descuida ou recusa o cuidado com o “Próximo”;
O “ingrato” não aceita, porque não quer ou não pensa, o Amor de Deus…
O “hesitante” negligência o seu “amor a Deus e ao Próximo”…
O “preguiçoso” descai até recusar a alegria da salvação
que Deus lhe proporciona…
O “orgulhoso” odeia Deus…não quer o seu Amor…
A Biblia não descreve a cerimónia do Baptismo…diz que João Baptista baptizava com água… A ideia de Espirito Santo não era já desconhecida dos Judeus….Mas como se descreve em Actos dos Apostolos…”linguas à maneira de fogo” pousaram sobre os apóstolos e Todos ficaram cheios do Espirito Santo e começaram a falar outras linguas”
..Os que estavam aí presentes puderam testemunhar a realização das profecias do livro de Joel… Todos se entendiam agora, a maldição da Torre de Babel fora levantada naquele momento para eles…e mais “Deus derramaria o seu Espirito sobre toda a criatura”. Em Actos10,44 : O Espirito Santo desceu sobre quantos ouviam de Pedro as palavras sobre Jesus…Consequentemente Pedro baptizou-os a todos…
Surge pois aqui uma dicotomia aparente entre “Cheio do Espirito Santo” e “Baptizado” …
O Baptismo é “um rito sagrado” administrado por João Baptista como sinal de penitência e mudança de vida. Passa a ser “ um sacramento” por instituição de Jesus Cristo. “Todos os que foram batizados em Jesus Cristo foram batizados na Sua Morte…” Rom 6,3 “ o nosso velho homem foi crucificado com ele…//… Se morremos com Cristo…viveremos também com ele…//…Cristo tendo ressurgido dos mortos, já não morre, nem a morte tem mais dominio sobre ele.” Rom 6,6;9.
Quem pode baptizar ? “Em caso de necessidade qualquer pessoa “mesmo não baptizada”, desde que tenha a intenção requerida pode batizar” –apud Catecismo da Igreja Católica pg 286 in fine… O Baptismo é necessário para a Salvação de todos aqueles a quem o Evangelho foi anunciado e tiveram a possibilidade de pedir este sacramento.
Só pode ser baptizado quem NUNCA foi baptizado. (quem já foi -batizado- já é um”homem novo”,renascido em Cristo…aqui não há “reset” ou “game over”…)
---------------------------------------------------------------------